Vamos conversar hoje sobre os cuidados pós operatórios de uma cirurgia de remoção de dentes do siso, Terceiros Molares. Os primeiros três a cinco dias são os mais críticos para a recuperação da cirurgia. A cirurgia por si só já desencadeia processos inflamatórios aos tecidos ao redor do local do dente do siso. Por isso é muito importante seguir as orientações pré-operatórias tomando a medicação prescrita, como também seguir direitinho as orientações e cuidados pós-operatórios.
A medicação pré-operatória visa minimizar essa reação inflamatória assim como um possível processo infeccioso. Agora vamos falar especificamente dos cuidados pós operatórios:
O paciente sai do consultório com uma gaze de cada lado operado para ficar pressionando por trinta a quarenta minutos e estancar o sangramento. Chegando em casa remover as gazes e iniciar fisioterapia(compressas) com gelo nas primeiras 24 horas. Fazer compressas 20 minutos descansar uns 30, 40 min e repetir até a hora de ir dormir. A fisioterapia com gelo visa a prevenção do edema, sangramento e auxilia na redução da sintomatologia dolorosa.
É muito importante que o paciente não cuspa nem faça bochechos nas 48 horas seguintes a cirurgia, pois pode remover o coágulo que está em formação e este será o principal responsável pelo processo de cicatrização do alvéolo. Se o coágulo for removido a chance de um sangramento é muito grande. Quando o paciente começa a cuspir o sangue, mais vai sangrar e mais ele vai cuspir e assim entra em um ciclo vicioso. Caso o sangramento seja um pouco maior, deve-se morder uma gaze por 30 min, se não cessar entrar em contato com o profissional.
Mas, deve-se fazer sua higiene oral (escovação), com cuidado e com uma escova macia. Não deve bochechar nem cuspir, somente enxaguar a boca e deixar escorrer na pia sem cuspir. A Partir do Terceiro dia pos-operatorio iniciar bochechos com clorexidina a 0,12% três vezes ao dia.
Dieta: Nas primeiras 24 horas dieta líquida e fria( sucos, sorvetes, vitaminas batidas, sorvete, gelatina, Shakes, açaí sem granola), nas 48, 72 horas seguintes uma dieta pastosa morna( sopas, purês, macarrão, ovos, nhoque, carne moída).
Evitar Atividades físicas(academia, futebol, bicicleta), subir muita escada, carregar peso, abaixar a cabeça, por uma semana, até remoção dos pontos.
Dormir na primeira noite com a cabeça mais elevada, dois travesseiros, não se assustar se a fronha amanhecer manchada de sangue, é normal nas primeiras 24 horas algum sangramento residual.
Tomar todas as medicações prescritas respeitando principalmente o horário do Antibiótico.
O retorno deve ser após sete dias para remoção dos pontos e uma avaliação pós-operatória. É muito importante o retorno e a remoção dos pontos. Depois de sete dias os pontos acabam sendo um fator irritante, podem reter restos de alimentos, bactérias, podendo dificultar e complicar o processo de cicatrização. é uma avaliação pós-operatória.
Parestesia. A anestesia da cirurgia para remoção dos dentes do siso dura em média de 3 a 4 horas. No entanto em alguns raros casos (sempre informado ao paciente no pré-operatório), alguma estrutura nervosa pode ser afetada durante o procedimento cirúrgico em decorrência da anatomia das estruturas envolvidas(posição do dente em relação ao nervo alveolar inferior) e o paciente sofra com a parestesia que é uma sensação de anestesia que não passou por completo. Neste caso o paciente precisa comunicar o profissional e passar por uma avaliação onde serão indicadas as terapias para tratamento para o tipo de parestesia que o paciente apresentar. Em muitos casos a parestesia retorna sem nenhum tipo de tratamento, só com a recuperação do próprio organismo é regressão do edema.
Comments